sábado, 19 de dezembro de 2009

Biografia do Fundador

Modesto Cerqueira nasceu na Fazenda Rodeador, então Distrito de Irará (Ba) em 3 de fevereiro de 1914.
Filho único do casal: Martinho José de Cerqueira, português de pele bem clara de olhos azuis e Umbelina Hermerina de Cerqueira, também chamada de Bilú, que era filha de índio com caboclo. Modesto Cerqueira é oriundo de uma família humilde e trabalhou bom tempo da sua juventude, na lavoura, onde ajudava os pais nas Plantações de feijão, milho e mandioca e, após, veio trabalhar como balconista de Armazém de Secos e Molhados, passando a negociar com fumo, em cima de um burro, percorrendo vários municípios naquela região.
Já na maioridade, adquiriu um caminhão usado, dirigindo, transportando mercadorias para o centro maior, que era o de Feira de Santana e, mais tarde, adquiriu um caminhão novo, comprado à prestações, em mãos de Heráclito Dias Carvalho Lolo ( ) que, mais tarde, viria um Ser o Prefeito do Município.
Casou-se no dia 30 de setembro de 1944, na cidade de Feira de Santana, com Zildete, filha do então comerciante Francisco Ferreira da Silva "Chico do Morro" e de D. Zilda Moreira Ferreira, advindo daí, uma prole, Constituída de Três homens: Noide, Modezil e Florisberto, todos, homens de hoje bem, o primeiro deixou, sua marca indelével da saudade, partindo desta vida muito cedo.
Na cidade de Feira de Santana, no início da década de 50, começava, portanto, uma História da Vida de um próspero comerciante, na terra de Feira de Santana, que muito amou, bem quis e, como adquirir um filho do coração, ao abrir uma loja com uma bomba de gasolina, na antiga praça Froés da Motta, onde hoje é a Casa de Couros.Daí para uma Carlos Gomes, onde montou uma casa de veículos e peças, começando a negociar com carros importados, sendo que, nesta ocasião, conseguiu uma Concessão de Vendas da DKW para Feira de Santana.Nesta época, o Sr. Modesto já tinha granjeado boa condição financeira. Era forte comerciante de carros importados. Trazia os carros mais bonitos da época os "Bel Air Pontiac".
Modesto Cerqueira orgulhava-se de dizer que tinha formado todos os filhos. Ele se formou na "Escola da Vida", como costumava dizer aos amigos mais chegados, já que foi filho de pais pobres e não Tiveram oportunidade de freqüentar escolas boas.Modesto Cerqueira que não tinha vícios de conduta de qualquer espécie, contava estórias das mais sublimes e comoventes, sempre foi, para esses filhos, o verdadeiro paradigma, o exemplo que foi seguido.Em 1971, já por incentivo de Modezil partiram para uma revenda oficial da Ford, na cidade princesa, abrindo-se-lhe mais uma larga visão comercial.
Em 1976 ao lado dos seus três filhos; Noide, Modezil e Florisberto (Beto) fundaram um Jacuípe Veículos Ltda, Concessionária Fiat, em Feira de Santana.Em 1988, o Sr. Modesto Cerqueira funda a primeira emissora de televisão da Rede Globo em Feira de Santana.
A TV Subaé foi implantada seguindo todas as normas da Rede Globo. Para a sua implantação, profissionais foi contratado do Sul e Sudeste do País, já que em Feira de Santana não existiam profissionais nem cursos nesta área. A TV Subaé fez parte da RBC; Rede Baiana de Comunicação. Juntamente com o Jornal Feira Hoje, a Rádio Subaé, Rádio FM e Revista Hoje.
O Sr. Modesto Cerqueira faleceu no ano de 1994 e em vida e viu o grupo do qual foi fundador, tomar os rumos da Capital, através de uma Concessionária Mitisubishi, que mais tarde foi negociada com um outro grupo, pois a família tinha planos mais audaciosos para entrada no Mercado de Salvador.
Atualmente a força da experiência se uniu com a força jovem com a chegada da Terceira Geração aos negócios. Esta geração carrega no peito a história do avô e a responsabilidade de fazer desta história, que já dura mais de 70 anos ainda mais pródiga e duradoura.
* Escrito pelo Sr. Nilton Bellas Vieira com adaptação de Zildete Rodrigues
* Material Cedido por Antônio Moreira Ferreira



http://profile.to/grupomc

5 comentários:

  1. Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis.”

    (Bertold Brecht)

    Sinto-me bastante orgulhoso em fazer parte deste grupo,
    Clivio Porciuncula de Aragao

    ResponderExcluir
  2. Preciso formalizar uma reclamação a respeito da Brune - Renault de Salvador, qual canal devo utilizar?

    Fablo Outerelo,
    Por um mundo melhor***

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando por respostas dos meus antepassados Cerqueiras e as acabei parando aqui.Obrigado por compartilhar...

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando por respostas dos meus antepassados Cerqueiras e as acabei parando aqui.Obrigado por compartilhar...

    ResponderExcluir